NOSSA EQUIPE

Home > Nossa Equipe


MARCO AURÉLIO DE LIMA E MYRRHA

COORDENADOR GERAL

Atua na área de políticas públicas com foco em planejamento municipal e regional. É graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP).
 

MAURO LÚCIO DA CUNHA ZANIN

COORDENADOR POLÍTICAS PÚBLICAS

Economista pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, especialista em Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura (Espanha), especialista em Contabilidade e Finanças, professor de Gestão Empresarial, ex-secretário de Educação de São Sebastião do Paraíso/MG, ex-secretário de Planejamento e Gestão, ex-presidente e diretor da Associação de Municípios do Médio Rio Grande, diretor da Associação Mineira de Municípios. Foi prefeito por dois mandatos do município de São Sebastião do Paraíso/MG. Desenvolve trabalhos que visam a organização e a profissionalização das administrações públicas.
 

WILSON LUIS ITALIANO

COORDENADOR SANEAMENTO BÁSICO

Graduado em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), MBA em Administração pela FEA-USP de Ribeirão Preto/SP. Ex-consultor da FUNASA em São Paulo, ex-diretor de Planejamento da COHAB de Ribeirão Preto/SP, ex-secretário de Obras e Serviços Públicos de Jaboticabal/SP, ex-secretário de Planejamento e Serviços Públicos de Jaboticabal/SP e ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal/SP. Coordenou a implantação de PMAT na Prefeitura de Jaboticabal/SP. Coordena atividades de capacitação de equipes e elaboração de planos, projetos básicos e executivos de saneamento básico e de gestão de resíduos sólidos.
 

 

MARCOS ROGÉRIO DE PAULA OLIVEIRA

COORDENADOR SAÚDE PÚBLICA

Graduado em Psicologia, professor nos cursos de especialização em Administração Hospitalar, Programa Saúde da Família, Urgência e Emergência, e Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde da Universidade Estadual de Minas Gerais. Ex-secretário municipal de Saúde durante 12 anos, professor nos cursos de especialização na área da Saúde e Administração Hospitalar na Universidade Estadual de Minas Gerais. Atuou como consultor em Saúde Pública nos municípios de Três Lagoas/MS, Nobres/MT, Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Vazante/MG, Fortaleza de Minas/MG, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Alcobaça/BA, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR.
 

ANA ELIZABETE DE CARVALHO PÁDUA

COORDENADORA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Graduada em Ciências Sociais e Psicopedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar. Docente em cursos de formação continuada na Educação Infantil e nas áreas de linguagem e matemática do Ensino Fundamental, atua como coordenadora da Educação Infantil e consultora de educação pública municipal. Atuou como consultora em Educação Pública Municipal nos municípios de Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Vazante/MG, Fortaleza de Minas/MG, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Alcobaça/BA, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR.
 

JOSÉ DONIZETE OSMAR NOVAES

COORDENADOR GESTÃO TRIBUTÁRIA

Auditor de tributos municipais, é graduado em Administração de Empresas, especialista em Administração Pública (SENAC), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos (UNIFRAN) e em Direito Tributário Municipal (UNIARA). Atuou como consultor em Modernização Pública Municipal em Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Vazante/MG, Fortaleza de Minas/MG, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Alcobaça/BA, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR. Desenvolve atividades que focam a organização do Sistema Tributário Municipal nas prefeituras.
 

 

NORMANDO MORAIS NETO

PLANEJAMENTO URBANO, HABITAÇÃO SOCIAL E PROJETOS

Atua na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Planejamento Urbano, Produção de Habitação Social e Projetos da Edificação, com foco em plano diretor participativo, administração municipal, planejamento urbano e habitação social. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (PUCCAMP), pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP).
 

TATIANA BORIM DE SIMONE

PLANEJAMENTO URBANO

Especialista em Design para Sustentabilidade, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Bauru/SP). Possui grande experiência em projetos de arquitetura e urbanismo para administrações municipais, com foco em plano diretor participativo, mobilidade e planejamento urbano e habitação social.
 

MARCELO COSTA

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL, GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

Coordenador de estudos socioeconômicos, desenvolvimento de indicadores socioambientais e desenvolvimento de banco de dados georreferenciado e sistema de informação geográfica, é graduado em Comunicação Social e especialista em Tecnologias Ambientais pela FATEC/SP, MBA pela Proenco Brasil e Ministério da Ciência e Tecnologia, LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), Environmental Auditing pelo IEMA (Institute of Environmental Management and Assessment)/JPD, Inglaterra) e professor titular do curso de pós-graduação em Geoprocessamento para Planejamento e Gestão Ambiental na Universidade Cruzeiro do Sul/SP.
 

 

CYNTHIA MONTANS GONÇALVES

CAPTAÇÃO DE RECURSOS E GESTÃO DE CONVÊNIOS

Especialista em Projetos, Captação de Recursos e Gestão de Convênios, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes (São Paulo/SP). Possui grande experiência em projetos de arquitetura e urbanismo para administrações públicas municipais, com foco em planejamento urbano e em gestão de convênios públicos.
 

LUIZ FERNANDO DE SOUZA

COMUNICAÇÃO SOCIAL E PROJETOS

Especialista em comunicação para gestão pública e em dinâmicas locais para visibilidade nas políticas públicas municipais, realiza atividades de apoio à modernização da gestão pública. Ex-diretor de jornalismo da TV Sudoeste/MG, ex-diretor de jornalismo e ex-assessor de comunicação na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
 

EDER SANTIN

COMUNICAÇÃO - PUBLICAÇÕES E WEB

Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduado em Planejamento e Marketing (SENAC-SP), extensão em Economia (FIPE/USP) e Gestão de Projetos (Fundação Vanzolini). Atuou na imprensa geral (Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Editora Abril) e especializada (Editora PINI), tendo participado ainda de projetos editoriais para os setores público (Cadernos de Acessibilidade, Prefeitura de São Paulo) e corporativo. Atua na concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos de comunicação (editoriais, corporativos e institucionais). É diretor da Cidadela Comunicação.
 

 

MARIANO BÍCEGO

POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESPORTES

Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi diretor de curso da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/Passos). Ex-secretário municipal de Esportes de São Sebastião do Paraíso/MG, foi o primeiro gestor da Arena Olímpica João Mambrini, organizando eventos de ampla repercussão, como a Copa América de Basquete e as finais da Liga Nacional de Futsal, entre outros. Atual administrador de seleções da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), participa de eventos globais na modalidade, conhecendo as principais instalações esportivas e dirigentes de diversos países.
 

ÂNGELO JOSÉ RONCALLI DE FREITAS

POLÍTICAS PÚBLICAS

Especialista nas áreas de Política, Planejamento e Gestão Pública, ex-prefeito por dois mandatos do município de São Gonçalo do Pará/MG, desenvolve trabalhos que visam a organização e a profissionalização das administrações públicas em busca de resultados. Possui vasta experiência em Administração Pública, atuando como moderador no diálogo entre gestores públicos, parlamentares, órgãos públicos estaduais e federais e governos na esfera estadual, federal e com setor privado. Presidiu a Associação Mineira de Municípios (AMM), foi vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ex-presidente da Associação Municipal do Vale de Itapecerica e do Consórcio Regional de Saúde.
 

MARCELO PICOLO KHOURY

GESTÃO DE PRODUTOS E PARCERIAS

Ex-consultor de estratégia na Accenture e Bain & Co. com experiência na gestão de produtos e de parcerias. Entusiasta da área de tecnologias educacionais e comprometido com a inovação, acredita no grande potencial dos empreendedores brasileiros, em especial dos jovens. Graduado em Engenharia de Computação pela Unicamp.
 

ROGÉRIO DE SOUZA MOREIRA

DIREITO ADMINISTRATIVO PÚBLICO

Advogado, especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro. Foi secretário municipal de Administração e subprocurador geral do município de Mariana (MG). Ex-diretor jurídico e superintendente geral da Associação Mineira de Municípios. Atualmente é consultor de planejamento da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, consultor jurídico da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e consultor de Políticas Públicas do Sebrae Minas.
 

MARCOS TSUTOMU TAMAI

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO E INFRAESTRUTURA

Engenheiro civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Coaching pela New Field Consulting. Possui 24 anos de experiência em gestão pública, com atuação em planejamento estratégico em administração pública, gestão de serviços de saneamento básico, habitação e infraestrutura urbana. Foi diretor de obras e superintendente do SAAE Guarulhos/SP, coordenador de projetos da Prefeitura de Santo André/SP, assistente técnico do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André/SP (SEMASA) e assessor técnico da Secretaria de Obras de São José dos Campos/SP.
 

RICARDO ZERBINATO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO

Graduado em Filosofia e pós-graduado em Gestão de Cidades, atuou na Prefeitura de Guarulhos/SP na implantação de projetos de modernização administrativa, na execução de planejamento estratégico situacional e no monitoramento de ações de governo, e no SAAE de Guarulhos, como diretor do Departamento Administrativo. Especialista em planejamento estratégico situacional pela New Field Consulting Brasil, especialista na formação de moderadores e na utilização de ferramentas para gestão pública, com especializações pela The George Washington University e New Field Consulting Internacional, Sevilha (Espanha). Atua com planejamento estratégico situacional e moderação de reuniões. Através da combinação das técnicas, realiza planejamentos estratégicos no âmbito corporativo e governamental, potencializando os resultados das oficinas de planejamento com metodologia flexível e participativa.
 

CHRISTIAN ALVES NETO

GESTÃO E FINANÇAS PÚBLICAS

Graduado em Administração de Empresas e em Tecnologia da Informação, especialista em Finanças e MBA em Gestão, foi gerente administrativo, gerente de Saúde e diretor de Saúde em Prefeitura. Atuou como consultor em gestão e finanças públicas municipais em Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Fortaleza de Minas/MG, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR.
 

CONSELHO CONSULTIVO

A Interação Urbana conta com o apoio de um Conselho Consultivo, constituído por profissionais experientes e de notório conhecimento nas suas áreas de atuação. O Conselho tem a função de prestar aconselhamento técnico e científico aos projetos e de apoiar a análise das projeções de curto e longo prazos dos municípios onde atuamos. É formado pelos seguintes profissionais:

MAURO FERREIRA

COORDENADOR PLANEJAMENTO FÍSICO E TERRITORIAL

Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, Produção de Habitação Social e Projetos da Edificação, com foco em plano diretor participativo, administração municipal, planejamento urbano e habitação social. É pesquisador do Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais / UNESP –Franca/SP, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos/SP (USP).
 

REMO SCALABRIN

PROJETOS E ESTRATÉGIA EM MINERAÇÃO

Especialista em processos de desenvolvimento. Engenheiro civil-minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e especialista em Diagnóstico e Reorientação de empresas, Gestão da pequena e média empresa e Efeitos da globalização. Estudos de extensão em planejamento, estratégias de marketing e RH na University of Southwest of Indiana (EUA). Diretor da GSP – Global Sustainability Partner LLC (EUA) e da RS Consultoria. Membro da Tri-State World Trade Network de Indiana (EUA) e presidente do Conselho da Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI). Ex-diretor das empresas Serrana S/A, Jari Celulose S/A e Caulim da Amazônia Ltda., com extensa experiência em gestão comunitária, planejamento estratégico, estudos de mercado, estudos de viabilidade técnica-econômica de investimentos e de desenvolvimento de infraestrutura regional e de cadeias produtivas. Ex-membro da Americam Chamber of Commerce (Amcham) e ex-diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e do Instituto Brasileiro do Fosfato (IBRAFOS).
 


CLIENTES

PARCEIROS