NOSSA EQUIPE

Home > Nossa Equipe


MARCO AURÉLIO DE LIMA E MYRRHA

COORDENADOR GERAL

Atua na área de políticas públicas com foco em planejamento municipal e regional. É graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP).
 

MAURO LÚCIO DA CUNHA ZANIN

COORDENADOR POLÍTICAS PÚBLICAS

Economista pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, especialista em Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura (Espanha), especialista em Contabilidade e Finanças, professor de Gestão Empresarial, ex-secretário de Educação de São Sebastião do Paraíso/MG, ex-secretário de Planejamento e Gestão, ex-presidente e diretor da Associação de Municípios do Médio Rio Grande, diretor da Associação Mineira de Municípios. Foi prefeito por dois mandatos do município de São Sebastião do Paraíso/MG. Desenvolve trabalhos que visam a organização e a profissionalização das administrações públicas.
 

MARCOS ROGÉRIO DE PAULA OLIVEIRA

COORDENADOR SAÚDE PÚBLICA

Graduado em Psicologia, professor nos cursos de especialização em Administração Hospitalar, Programa Saúde da Família, Urgência e Emergência, e Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde da Universidade Estadual de Minas Gerais. Ex-secretário municipal de Saúde durante 12 anos, professor nos cursos de especialização na área da Saúde e Administração Hospitalar na Universidade Estadual de Minas Gerais. Atuou como consultor em Saúde Pública nos municípios de Três Lagoas/MS, Nobres/MT, Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Vazante/MG, Fortaleza de Minas/MG, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Alcobaça/BA, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR.
 

 

ANA ELIZABETE DE CARVALHO PÁDUA

COORDENADORA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Graduada em Ciências Sociais e Psicopedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar. Docente em cursos de formação continuada na Educação Infantil e nas áreas de linguagem e matemática do Ensino Fundamental, atua como coordenadora da Educação Infantil e consultora de educação pública municipal. Atuou como consultora em Educação Pública Municipal nos municípios de Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Vazante/MG, Fortaleza de Minas/MG, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Alcobaça/BA, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR.
 

JOSÉ DONIZETE OSMAR NOVAES

COORDENADOR GESTÃO TRIBUTÁRIA

Auditor de tributos municipais, é graduado em Administração de Empresas, especialista em Administração Pública (SENAC), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos (UNIFRAN) e em Direito Tributário Municipal (UNIARA). Atuou como consultor em Modernização Pública Municipal em Aripuanã/MT, Três Marias/MG, Vazante/MG, Fortaleza de Minas/MG, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Alcobaça/BA, Ortigueira/PR, Telêmaco Borba/PR e Imbaú/PR. Desenvolve atividades que focam a organização do Sistema Tributário Municipal nas prefeituras.
 

NORMANDO MORAIS NETO

PLANEJAMENTO URBANO, HABITAÇÃO SOCIAL E PROJETOS

Atua na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Planejamento Urbano, Produção de Habitação Social e Projetos da Edificação, com foco em plano diretor participativo, administração municipal, planejamento urbano e habitação social. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (PUCCAMP), pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP).
 

 

MARCELO COSTA

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL, GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

Coordenador de estudos socioeconômicos, desenvolvimento de indicadores socioambientais e desenvolvimento de banco de dados georreferenciado e sistema de informação geográfica, é graduado em Comunicação Social e especialista em Tecnologias Ambientais pela FATEC/SP, MBA pela Proenco Brasil e Ministério da Ciência e Tecnologia, LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), Environmental Auditing pelo IEMA (Institute of Environmental Management and Assessment)/JPD, Inglaterra) e professor titular do curso de pós-graduação em Geoprocessamento para Planejamento e Gestão Ambiental na Universidade Cruzeiro do Sul/SP.
 

CYNTHIA MONTANS GONÇALVES

CAPTAÇÃO DE RECURSOS E GESTÃO DE CONVÊNIOS

Especialista em Projetos, Captação de Recursos e Gestão de Convênios, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes (São Paulo/SP). Possui grande experiência em projetos de arquitetura e urbanismo para administrações públicas municipais, com foco em planejamento urbano e em gestão de convênios públicos.
 

EDER SANTIN

COMUNICAÇÃO - PUBLICAÇÕES E WEB

Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduado em Planejamento e Marketing (SENAC-SP), extensão em Economia (FIPE/USP) e Gestão de Projetos (Fundação Vanzolini). Atuou na imprensa geral (Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Editora Abril) e especializada (Editora PINI), tendo participado ainda de projetos editoriais para os setores público (Cadernos de Acessibilidade, Prefeitura de São Paulo) e corporativo. Atua na concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos de comunicação (editoriais, corporativos e institucionais). É diretor da Cidadela Comunicação.
 

 

ROGÉRIO DE SOUZA MOREIRA

DIREITO ADMINISTRATIVO PÚBLICO

Advogado, especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro. Foi secretário municipal de Administração e subprocurador geral do município de Mariana (MG). Ex-diretor jurídico e superintendente geral da Associação Mineira de Municípios. Atualmente é consultor de planejamento da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, consultor jurídico da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e consultor de Políticas Públicas do Sebrae Minas.
 

MARCOS TSUTOMU TAMAI

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO E INFRAESTRUTURA

Engenheiro civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Coaching pela New Field Consulting. Possui 24 anos de experiência em gestão pública, com atuação em planejamento estratégico em administração pública, gestão de serviços de saneamento básico, habitação e infraestrutura urbana. Foi diretor de obras e superintendente do SAAE Guarulhos/SP, coordenador de projetos da Prefeitura de Santo André/SP, assistente técnico do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André/SP (SEMASA) e assessor técnico da Secretaria de Obras de São José dos Campos/SP.
 

RICARDO ZERBINATO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO

Graduado em Filosofia e pós-graduado em Gestão de Cidades, atuou na Prefeitura de Guarulhos/SP na implantação de projetos de modernização administrativa, na execução de planejamento estratégico situacional e no monitoramento de ações de governo, e no SAAE de Guarulhos, como diretor do Departamento Administrativo. Especialista em planejamento estratégico situacional pela New Field Consulting Brasil, especialista na formação de moderadores e na utilização de ferramentas para gestão pública, com especializações pela The George Washington University e New Field Consulting Internacional, Sevilha (Espanha). Atua com planejamento estratégico situacional e moderação de reuniões. Através da combinação das técnicas, realiza planejamentos estratégicos no âmbito corporativo e governamental, potencializando os resultados das oficinas de planejamento com metodologia flexível e participativa.
 

 

ÂNGELO JOSÉ RONCALLI DE FREITAS

POLÍTICAS PÚBLICAS

Especialista nas áreas de Política, Planejamento e Gestão Pública, ex-prefeito por dois mandatos do município de São Gonçalo do Pará/MG, desenvolve trabalhos que visam a organização e a profissionalização das administrações públicas em busca de resultados. Possui vasta experiência em Administração Pública, atuando como moderador no diálogo entre gestores públicos, parlamentares, órgãos públicos estaduais e federais e governos na esfera estadual, federal e com setor privado. Presidiu a Associação Mineira de Municípios (AMM), foi vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ex-presidente da Associação Municipal do Vale de Itapecerica e do Consórcio Regional de Saúde.
 

CONSELHO CONSULTIVO

A Interação Urbana conta com o apoio de um Conselho Consultivo, constituído por profissionais experientes e de notório conhecimento nas suas áreas de atuação. O Conselho tem a função de prestar aconselhamento técnico e científico aos projetos e de apoiar a análise das projeções de curto e longo prazos dos municípios onde atuamos. É formado pelos seguintes profissionais:

MAURO FERREIRA

COORDENADOR PLANEJAMENTO FÍSICO E TERRITORIAL

Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, Produção de Habitação Social e Projetos da Edificação, com foco em plano diretor participativo, administração municipal, planejamento urbano e habitação social. É pesquisador do Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais / UNESP –Franca/SP, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos/SP (USP).
 

REMO SCALABRIN

PROJETOS E ESTRATÉGIA EM MINERAÇÃO

Especialista em processos de desenvolvimento. Engenheiro civil-minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e especialista em Diagnóstico e Reorientação de empresas, Gestão da pequena e média empresa e Efeitos da globalização. Estudos de extensão em planejamento, estratégias de marketing e RH na University of Southwest of Indiana (EUA). Diretor da GSP – Global Sustainability Partner LLC (EUA) e da RS Consultoria. Membro da Tri-State World Trade Network de Indiana (EUA) e presidente do Conselho da Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI). Ex-diretor das empresas Serrana S/A, Jari Celulose S/A e Caulim da Amazônia Ltda., com extensa experiência em gestão comunitária, planejamento estratégico, estudos de mercado, estudos de viabilidade técnica-econômica de investimentos e de desenvolvimento de infraestrutura regional e de cadeias produtivas. Ex-membro da Americam Chamber of Commerce (Amcham) e ex-diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e do Instituto Brasileiro do Fosfato (IBRAFOS).
 


CLIENTES

PARCEIROS

PARCEIROS