Interação Urbana integra o Programa Líder, do Sebrae/RJ

Home > Notícias
1encontro-lider-sebrae-rj

Desde o fim de 2017, a Interação Urbana participa como facilitadora do Programa Líder, do Sebrae. O trabalho tem sido realizado no novo núcleo do programa no Rio de Janeiro, sob coordenação do Sebrae/RJ. O programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional) é um projeto nacional de articulação institucional. O seu objetivo é disponibilizar a metodologia Líder para a mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais, visando a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

O programa destina-se a diferentes protagonistas: empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil. Em comum, esses agentes devem ter perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros na região. Como resultado, no final de oito encontros (cerca de oito meses) o grupo deve apresentar uma agenda consensual para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança composta por integrantes do grupo onde a metodologia foi aplicada. 

No programa Líder do Rio de Janeiro, as primeiras atividades foram voltadas à apresentação da metodologia e à definição de papéis das pessoas e entidades envolvidas. Marco Aurélio Myrrha, da Interação Urbana, e Orestes Pacheco, da Pacheco Educação Corporativa, foram os responsáveis pela condução do encontro. A proposta de trabalho é que o Sebrae/RJ capacite as lideranças na metodologia e, em parceria com outras instituições, apoie a construção e implantação do Plano de Desenvolvimento Regional, tudo sob o direcionamento das próprias lideranças, que detêm o conhecimento das potencialidades locais.

O programa Líder teve início em 2008, com a realização de uma experiência-piloto em Pelotas-RS. A partir dela, foram implantados outros 22 projetos em oito Estados (AM, ES, MT, MS, MG, PA, SC e SE). Em 2017, o Rio de Janeiro também passou a integrar o grupo de Estados beneficiados. Robson Smith, coordenador nacional do Líder, lembra que “a iniciativa apoia lideranças na busca de soluções conjuntas e viáveis para o desenvolvimento local, reforçando a máxima de que não existe governo ruim para povo organizado”.

 

tabela-encontros-lider-sebrae-rj



CLIENTES

PARCEIROS

PARCEIROS